História e contexto da Yoga Integrativa

Yoga para a saúde da pessoa como um todo

O movimento em busca de saúde para corpo-mente estava ganhando aceitação no mundo, principalmente pela compreensão de que os estados positivos ou negativos da mente afetam realmente a saúde e a cura. Claro que isso é algo que o Yoga já havia compreendido há milhares de anos. O Yoga Vashistha, datado do século V, apresenta isto de forma clara e simples: “a boa saúde vem de bons pensamentos e a doença é o efeito do pensamento negativo”. Portanto, embora a compreensão da saúde corpo-mente não seja algo novo, a pesquisa científica sobre os efeitos das atitudes e do estilo de vida na saúde é relativamente nova.  A Yogaterapia Integrativa, fundada por Joseph Le Page em 1993, foi o primeiro programa de treinamento a explorar a interface do Yoga e a saúde e cura do corpo-mente. A primeira Formação em Yogaterapia Integrativa no Brasil foi realizada em 1996.

Os alunos deste programa eram essencialmente professores de Yoga que queriam entender a dimensão corpo-mente e incluí-la em seu trabalho, tanto em grupos terapêuticos quanto em sessões individuais de Yogaterapia. O que percebemos foi que os professores de Yoga que ingressavam em nossa Formação em Yogaterapia careciam de conhecimentos em muitas áreas de teoria e prática do Yoga, fundamentais  para estudos mais avançados. Alguns não tinham um entendimento técnico das posturas de Yoga; outros não tinham uma compreensão do contexto espiritual da prática do Yoga e muitos não tinham habilidades de ensino e comunicação. Joseph Le Page e Lilian Aboim criaram, então, a Formação de Professores de Yoga Integrativa para atender à necessidade de formar um professor de Yoga completamente preparado para cuidar da saúde da pessoa como um todo. Este abrangente programa de treinamento de professores de Yoga é oferecido no Centro de Montanha Encantada, em Garopaba (SC), desde 2003.

Existem vários princípios essenciais que formam a base da Formação de Professores de Yoga Integrativa e que a tornam única:

Yoga para a saúde da pessoa como um todo – As aulas de Yoga Integrativa oferecem uma abordagem equilibrada para a saúde em todas as dimensões da pessoa: física, energética, psicoemocional e espiritual.

Posturas de Yoga dentro do contexto geral do desenvolvimento humano – As poses de Yoga são veículos poderosos para a saúde e a cura e nossos alunos desenvolvem um profundo domínio sobre elas, não como fins em si mesmos, mas como meios para se tornar um Ser humano pleno e completo.

Experienciar os benefícios da aula de Yoga na vida diária – As habilidades e insights que os alunos obtêm sobre si mesmos e suas vidas na Yoga Integrativa permitem que eles usufruem dos benefícios do Yoga fora do tapetinho e os integrem à vida diária como um senso aprimorado de contentamento, paz interior, realização e propósito.

Integração de todas as facetas do Yoga na aula de Yoga – A saúde e a plenitude cultivadas pela Yoga Integrativa são apoiadas por uma integração equilibrada de todas as ferramentas e técnicas do Hatha Yoga em cada aula, incluindo asana, pranayama, mudrás, afirmações, relaxamento e meditação.

Aulas de Yoga apropriadas para diferentes níveis – Os professores de Yoga Integrativa desenvolvem a habilidade de ajustar as aulas de Yoga às necessidades individuais, para que diferentes níveis possam praticar efetivamente na mesma classe.

Aulas com temas que dão foco e significado para cada experiência – Esses temas podem estar relacionados a áreas específicas da prática, como desenvolvimento de força ou equilíbrio, e também podem ser usados ​​para cultivar qualidades específicas, como autoestima, paz interior e clareza. Essas qualidades são, às vezes, apoiadas por mudrás e afirmações que permitem uma integração mais completa.

Aprendizado experiencial – Durante o programa de formação de professores, todas as disciplinas, incluindo filosofia do Yoga, anatomia e fisiologia, são ensinadas experimentalmente, fazendo e sentindo na mente e no corpo, em vez de intelectualmente ou teoricamente, permitindo que sejam integradas completamente. Os professores podem então aplicar essa abordagem experiencial em suas próprias aulas.

Professores formados completamente prontos para ensinar – Devido à natureza profunda do programa e uma metodologia de dez etapas que cobre todos os aspectos da pedagogia do Yoga, desde a recepção dos alunos até o relaxamento final, os novos professores de Yoga Integrativa concluem o curso totalmente preparados para oferecer aulas de Yoga para o público. Cada novo professor conduz uma aula completa para um pequeno grupo de colegas antes da conclusão do programa de formação.

Material de apoio – A editora Yoga Integrativa oferece uma ampla gama de materiais de apoio para o estudo do Yoga, incluindo o Guia Prático de Posturas de Yoga (Guippy) e o livro Mudrás para Cura e Transformação. Estes materiais estão entre os textos mais utilizados em programas de formação de professores nos EUA e no Brasil. Novos produtos estão sendo constantemente desenvolvidos e introduzidos.

Foco no aluno e não no professor – Algumas formas de Hatha Yoga são hierárquicas e dogmáticas, com foco na organização e em um guru ou professor. A Yoga Integrativa foca nas necessidades individuais únicas de cada aluno como um meio para a saúde e cura da pessoa como um todo, sem qualquer forma de hierarquia religiosa.

Cada professor de Yoga é único – Algumas formas de Hatha Yoga ensinam uma sequência ou sequências inalteráveis e o aluno precisa se moldar a essa metodologia. Na Yoga Integrativa, oferecemos uma base firme sobre todos os aspectos do ensino de Yoga, o que permite que cada um de nossos professores desenvolva a sua própria abordagem criativa e única do ensino de Yoga, com base em seus interesses e nas necessidades de seus alunos. Esta abordagem individualizada também reduz drasticamente a possibilidade de lesão.

Criatividade e diversão nas aulas de Yoga – Os professores de Yoga Integrativa aprendem uma ampla gama de técnicas especiais, desde movimentos somáticos a Yoga em dupla, uso de props e como usar as fichas do Guippy e os mudrás para tornar as suas aulas uma experiência de aprendizado criativa e cativante de modo que o seu aluno retorne continuamente.

Autoconhecimento – O foco global em todos os aspectos do Yoga, apoiados pela metodologia experiencial, permite que professores e alunos tenham uma experiência vivida da essência do Yoga, cultivando um crescente senso de liberdade, autonomia, paz interior e uma compreensão do seu verdadeiro propósito de vida.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *